Sindicato Rural, SENAR/SP e Prefeitura de Ibitinga incentivam jovens para profissionalização no setor rural
Depois de tanto esforço é hora dos sonhos se tornarem realidade. Alguns adolescentes que participaram do Programa Jovem Aprendiz Rural em Ibitinga, durante o ano de 2010, agora são alunos da Escola Técnica de Jaú e passaram a ter esperança em um futuro ainda melhor, acreditando no seu potencial e semeando novas perspectivas profissionais com o setor agrícola.
Em busca de sonhos, novos desafios e uma primeira oportunidade profissional, cerca de 35 jovens de Ibitinga decidiram apostar no ano passado no programa Jovem Aprendiz Rural e tiveram sucesso.
Alguns destes alunos, após 08 meses aprendendo noções de cidadania, desenvolvendo habilidades profissionais e construindo seu currículo, já estão empregados em empresas da cidade. Outros se apaixonaram tanto pelo cultivo da terra no setor rural, que decidiram seguir carreira.
Os alunos do JAP que optaram por investir profissionalmente no setor agrícola prestaram em dezembro o vestibular da escola técnica de Jaú. Foi nessa hora que seus sonhos começaram a se realizar e os 06 alunos de Ibitinga foram classificados entre os 30 primeiros, garantindo sua vaga na escola técnica, com destaque para três alunos do JAP que ficaram classificados, respectivamente, em 1º, 3º e 7º lugares.
O Sindicato Rural de Ibitinga e o SENAR/SP, junto com a Prefeitura Municipal (responsáveis pelo desenvolvimento do JAP em Ibitinga) fazem questão de continuar fazendo parte desta história, incentivando estes jovens a seguir adiante, para a profissionalização no setor rural. Por isso, no dia 04 de fevereiro os alunos que freqüentaram as aulas do Programa Jovem Aprendiz Rural em 2010 e passaram no vestibular da escola técnica agrícola de Jaú, acompanhado dos pais, foram convidados para comparecer no Sindicato Rural de Ibitinga onde foi entregue materiais para que os alunos cursem o técnico agrícola.
Estiveram presentes para prestigiar os alunos o presidente do Sindicato Rural de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanchez, o Prefeito Municipal da Estância Turística de Ibitinga, Marco Fonseca, e os instrutores que ministraram durante o ano de 2010 o programa do Jovem Aprendiz Rural.
Durante o evento foi esclarecido todas as dúvidas dos alunos e de seus pais sobre a importância do curso técnico, as vantagens e oportunidade que estes garotos estão tendo em dedicar-se aos estudos na área agrícola.
Fazer um curso técnico pode ser a oportunidade ideal para quem pretende ingressar rapidamente no mercado de trabalho e tornar-se um profissional valorizado.
Por acreditar na potencialidade dos meninos do JAP, o Sindicato Rural de Ibitinga entregou aos alunos que passaram no vestibular kit com material escolar, materiais específicos para as atividades praticas no campo (botas, botinas, bonés, ferramentas, etc), materiais de manutenção dos alojamentos e uma bolsa de viagem, já que semanalmente os alunos devem se deslocar para o município de Jaú.
Já a Prefeitura Municipal, ao levar em consideração que há muitos anos jovens de Ibitinga não freqüentam a escola técnica de Jaú, forneceu condução para que os alunos voltem para suas casas todos os finais de semana.
Uma das opções disponíveis no mercado de trabalho e que sempre oferece vagas de emprego é o Técnico Agrícola. Os interessados em cursar essa área têm um mercado amplo pela frente, e com o setor agrícola em constante expansão.
Mas para chegar até o técnico os alunos tiveram que estudar muito e freqüentarem durante oito meses as aulas do programa Jovem Aprendiz Rural que é realizado pelo convênio Sindicato Rural de Ibitinga e SENAR/SP e tem parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga e a Secretaria de Desenvolvimento Social – CRAS.
No programa Jovem Aprendiz Rural os alunos participaram das aulas teóricas e das aulas praticas com o objetivo de proporcionar ao jovem a educação profissional necessária para o mundo do trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural.
Para 2011, diante do crescente aumento da demanda e visando atender as expectativas de milhares de famílias, o objetivo do Sindicato Rural de Ibitinga e do SENAR/SP é ampliar o programa, beneficiando outros jovens e transformando em realidade o sonho dos adolescentes em um futuro melhor.
Os interessados em fazer o curso “Jovem Aprendiz Rural”, que começa em abril de 2011, já podem fazer sua inscrição no Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS. Mais informações pelo telefone: (16) 3342-6613
Classificação do vestibular da Escola Técnica de Jáu:
Rafael Rodrigues da Conceição 1º Lugar
Denis David Pelegrino Maria 3º Lugar
Elcio Pereira Silva Junior 7º Lugar
Renan Ricardo Bueno da Silva 16º Lugar
Alef Lourenço de Paulo 22º Lugar
Igor Luiz Floriano 24º Lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário